Peças de comércio de estratégias de xadrez


peças de troca de estratégia de xadrez
O xadrez é um jogo de estratégia e tática. Cada jogador comanda um exército de 16 xadrez --- peões e outras peças (o rei, a rainha, os bispos, os cavaleiros e as torres).
Um jogo de xadrez bem jogado tem três estágios. Na abertura, os jogadores trazem suas forças em preparação para o combate. O middlegame começa quando os jogadores manobram para posição e realizam ataques e contra-ataques. O estágio final é o final quando, com menos peões e peças deixadas no tabuleiro, é mais seguro para os reis que se juntem à batalha final.
À medida que o jogo prossegue, cada jogador irá capturar alguns dos homens adversários; muitas vezes, as peças de captura são imediatamente recapturadas. Enquanto a peça que um jogador abandona é geralmente igual à peça que ele recebe em troca, nós dizemos que os jogadores estão trocando. Se você involuntariamente colocar uma peça onde ela pode ser capturada sem obter um valor igual em troca, nós dizemos que você colocou essa peça em prêmio. (Este é um termo francês que literalmente significa "tomar".) Às vezes, um jogador pode colocar uma peça em prêmio para enganar um oponente. Se o adversário captar o homem oferecido, pode deixá-lo aberto para atacar.
Você está pronto para ir!
É hora de você dar uma olhada nessas dez dicas para ajudá-lo a aprender algumas maneiras simples de ganhar mais jogos:
Olhe para o movimento do seu oponente. Faça o melhor movimento possível. Tem um plano. Saiba o que valem as peças. Desenvolva-se rapidamente e bem. Controle o centro. Mantenha seu rei seguro. Saiba quando trocar peças. Pense no final do jogo. Sempre esteja alerta.
Não apressar. Tome seu tempo e não deixe de estudar os exemplos cuidadosamente. Então saia e pratique - e divirta-se!
1. Olhe para o movimento do seu oponente!
Toda vez que seu oponente faz um movimento, você deve parar e pensar: Por que esse movimento foi escolhido? Uma peça está em perigo? Há outras ameaças que eu devo aguardar? Que tipo de plano o meu adversário tem em mente?
Somente defendendo as ameaças de seu oponente, você poderá realizar com sucesso suas próprias estratégias. Uma vez que você descobre o que o seu oponente está tentando fazer, você pode jogar para cortar os planos.
Imagine que você está jogando preto nesta posição. White acabou de mudar sua rainha para f3. Qual é a ameaça? Como você deve se mudar para enfrentar sua ameaça?
2. Faça o melhor movimento possível.
Quando você está considerando uma jogada, faça estas perguntas:
Será que a peça que eu estou movendo vai para um quadrado melhor do que o que está em agora? Posso melhorar minha posição ainda mais aumentando a eficácia de uma peça diferente? Esse movimento ajuda a se defender contra as ameaças de meu oponente? Será que a peça que eu me mova é segura em seu novo quadrado? Se for um penhor, considere: Posso mantê-lo protegido do ataque? Se é uma outra peça, considere: O inimigo pode conduzir, deixando-me perder tempo valioso?
Mesmo que o movimento pretendido tenha bons pontos, pode não ser a melhor jogada nesse momento. Emanuel Lasker, ex-campeão mundial, disse: "Quando você vê uma boa jogada, aguarde --- procure por uma melhor!" Seguir esse conselho é obrigado a melhorar seu xadrez.
Você é branco nessa posição. Black acabou de jogar cxd4 e temporariamente é um peão à frente. Qual é a melhor jogada que você pode fazer? Não seja muito precipitado!
Se você ameaça algo aqui em um movimento, algo lá no próximo movimento, e assim por diante, seu oponente terá uma defesa fácil de defender. Suas peças precisam trabalhar juntas para serem eficazes. Imagine cada instrumento em uma orquestra tocando uma música diferente!
Quando você desenvolve um plano, seus homens podem trabalhar em harmonia. Por exemplo, você pode planejar atacar o rei do seu oponente; Só uma peça provavelmente não seria capaz de fazer muito, mas a força combinada de várias peças faz uma poderosa força de ataque. Outro plano poderia assumir o controle de todos os quadrados em uma área específica da placa.
Os homens de xadrez são sua equipe "quimica"; para ser um bom treinador, & quot; você tem que usar todos os seus pontos fortes juntos.
Observe cuidadosamente esta posição. Qual seria um bom plano para o branco? Quais os movimentos que estarão envolvidos na realização deste plano?
4. Saiba o que valem as peças.
Quando você está considerando desistir de algumas de suas peças para alguns dos seus oponentes, você deve pensar nos valores dos homens e não apenas quanto deles possui. O jogador cujos homens aumentam o valor maior geralmente terá a vantagem. Portanto, um passo crucial na tomada de decisões é somar o material, ou valor, dos homens de cada jogador.
O peão é a peça menos valiosa, por isso é uma unidade de medida conveniente. Move-se lentamente, e nunca pode voltar para trás.
Cavaleiros e bispos são aproximadamente iguais, no valor de cerca de três peões cada. O cavaleiro é a única peça que pode pular sobre outros homens. Os bispos são mais rápidos, mas cada um pode atingir apenas metade dos quadrados.
Uma rook se move rapidamente e pode chegar a cada quadrado; seu valor é de cinco peões. Uma combinação de duas peças menores (cavaleiros e bispos) muitas vezes pode subjugar uma torre.
Uma rainha vale nove peões, quase tanto quanto duas torres. Pode mover para o maior número de quadrados na maioria das posições.
O rei também pode ser um lutador valioso, mas não avaliamos sua força porque não pode ser trocado.
Aqui está um problema mais difícil que exige que você use várias dicas sobre as quais você leu até agora. Imagine que você está jogando preto nesta posição. Em primeiro lugar, qual é a ameaça do branco? Em segundo lugar, que movimento você deve fazer para enfrentar essa ameaça? Finalmente, se o branco prosseguisse com sua "ameaça" mesmo depois de se mudar, qual seria o resultado?
Sabemos que um cavaleiro e um bispo geralmente valem o mesmo. O que você diria é mais forte nessa posição?
White está prestes a fazer uma mudança aqui. O cavaleiro preto é forte ou fraco? Seria melhor ou pior ter um bispo naquela praça?
5. Desenvolva-se rapidamente e bem.
O tempo é um elemento muito importante do xadrez. O jogador cujos homens estão prontos para a ação mais cedo poderá controlar o curso do jogo. Se você quer ser esse jogador, você deve desenvolver seus homens de forma eficiente para postagens poderosas.
Muitos jogadores inexperientes gostam de mover muitos peões no início do jogo para controlar o espaço no tabuleiro de xadrez. Mas você não pode ganhar com peões sozinhos! Uma vez que os cavaleiros, bispos, rooks e rainhas podem se mover mais longe do que peões e ameaçar alvos mais distantes, é uma boa idéia trazê-los em breve, depois de ter movido penhores suficientes para garantir que suas peças mais fortes não serão perseguidas de volta os peões do seu oponente. Depois que todas as outras peças são desenvolvidas, é mais fácil ver quais peões você deve se mover para se ajustar aos seus planos.
É tentador trazer a rainha muito cedo, porque é a peça mais poderosa. Mas seu oponente pode perseguir sua rainha ao ameaçá-la com peças menos valiosas. Olhe para o Exemplo A: após 1.. . . Nf6, o preto ameaça afastar a rainha branca com 2. . . Nd4 ou 2.. . . d6 e 3.. . . Bg4.
Em vez de apenas mover peças para fora, tente determinar o melhor quadrado para cada peça e traga-a a partir de tão poucos movimentos quanto possível. Isso pode evitá-lo de desperdiçar movimentos mais tarde no jogo.
6. Controle o centro.
Em muitos casos, a pessoa que controla os quatro quadrados no centro do quadro terá o melhor jogo. Existem razões simples para isso.
Primeiro, uma peça no centro controla mais do quadro do que aquele que está em outro lugar. Por exemplo, coloque um cavaleiro em um quadrado central e outro em um dos cantos da placa. O cavaleiro no centro pode mover-se para oito quadrados diferentes, enquanto o "encurralado" um só tem dois movimentos possíveis!
Em segundo lugar, o controle do centro oferece uma avenida para que suas peças viajem de um lado para outro. Para mover uma peça no quadro, você terá que passar pelo centro. Se suas peças podem chegar ao outro lado mais rápido do que as peças do seu oponente, muitas vezes você será capaz de montar um ataque bem sucedido lá antes que ele possa trazer peças suficientes para defender.
Cada jogador moveu dois cavaleiros e dois peões. Qual lado tem melhor controle do centro?
Mais uma vez, pense com cuidado: qual lado fica melhor no centro? Por quê?
7. Mantenha seu rei seguro.
Todo mundo sabe que o objetivo do jogo é conferir o rei do oponente. Mas às vezes, um jogador pensa sobre seus próprios planos tanto que esquece que seu oponente também é rei de caça!
Geralmente é uma boa idéia colocar seu rei em um lugar seguro, jogando no início do jogo. Depois de voar, você deve ter muito cuidado em avançar os peões perto do seu rei. Eles são como guarda-costas; quanto mais longe eles vão, mais fácil é que as peças do seu oponente se aproximem do seu rei. (Por esta razão, muitas vezes é bom tentar forçar seu oponente a mover os peões perto de seu rei.)
Aprendemos muitos objetivos importantes: vantagem em material, melhor desenvolvimento, controle do centro e agora segurança de rei. Qual destes é o mais importante?
8. Saiba quando trocar peças.
O melhor momento para trocar homens é quando você pode capturar homens valendo mais do que aqueles que você vai desistir, o que é chamado de "material vencedor". Mas a oportunidade de fazer isso não pode surgir se seu oponente for muito cuidadoso.
Como você provavelmente terá muitas chances de trocar homens em um "quê?" base, é útil saber quando você deve ou não deve fazer isso. Existem várias considerações importantes.
Como regra geral, se você tiver a iniciativa (suas peças estão melhor desenvolvidas e você está controlando o jogo), tente não trocar de homem, a menos que ele aumente sua vantagem de forma clara. Quanto menos homens cada jogador tem, mais fracos se tornam as ameaças do jogador atacante, e é mais fácil para o lado de defesa enfrentar essas ameaças.
Outra vez para não trocar peças é quando seu oponente tem uma posição apertada com pouco espaço para as peças para manobrar. É difícil mover muitos pedaços em uma posição apertada, mas é mais fácil mover apenas alguns.
Um tipo de vantagem que muitas vezes você pode ganhar com trocas comerciais é um enfraquecimento da estrutura do peão do seu oponente. Se, por exemplo, você pode capturar com uma peça que seu oponente só pode recuperar de uma maneira que lhe dê penhores duplicados, muitas vezes será para sua vantagem fazer esse comércio.
O jogador que está à frente no material geralmente se beneficiará dos negócios. É como um basquete ou futebol; Cinco jogadores às vezes têm problemas para marcar contra quatro jogadores adversários, mas tire três de cada lado e a equipe mais forte vai achar mais fácil marcar com dois jogadores contra um deles.
Então, para resumir: geralmente é bom trocar peças se o seu oponente tiver a iniciativa, se você tiver uma posição apertada, se você pode enfraquecer a estrutura do peão do seu oponente, ou se você estiver adiante no material. Há exceções, é claro, mas seguir estas regras deve trazer-lhe um sucesso considerável.
9. Pense no final do jogo.
A partir do momento em que o jogo começa, você deve lembrar que cada movimento que você faz pode afetar suas chances no final do jogo. Por exemplo, nas partes anteriores do jogo, um cavaleiro e um bispo são igualmente poderosos. No final do jogo, no entanto, quando há menos homens no caminho, o bispo pode exercer sua influência em todas as partes do quadro ao mesmo tempo, enquanto o cavaleiro ainda demora muito para chegar a qualquer lugar. Então, antes de negociar um bispo para um cavaleiro, pense não apenas sobre os próximos movimentos, mas também sobre o final do jogo.
A estrutura do penhor é crucial no final do jogo. Quando você captura um dos homens do seu oponente com um peão, muitas vezes você criará um arquivo aberto que ajudará suas torres e rainha a chegar ao lado do seu oponente, mas você também pode obter pinos duplicados. Uma vez que os pinos dobrados não podem se defender, são responsáveis ​​pelo jogo final. Se o seu oponente sobreviver ao middlegame, você pode ter uma luta ascendente mais tarde.
Concentre-se em seus planos imediatos, bem como o seu oponente --- mas sempre mantenha o final de jogo em mente!
Desde os primeiros movimentos do jogo, é importante ter uma boa formação de peões. Como você avaliaria a estrutura do peão em branco nesta posição?
No final do jogo, é comum ver um peão no final do quadro e promovido a uma rainha. Então, os peões são uma ótima coisa para aguentar. Estude este diagrama. Quem tem o "saudável" Peões brancos ou pretos?
10. Sempre esteja alerta.
Existe uma tendência para as pessoas relaxarem quando alcançaram uma boa posição ou abandonar a esperança se sua posição for muito ruim. Essas atitudes são naturais, mas ambas levam a resultados ruins.
Muitos jogadores --- mesmo campeões mundiais --- conseguiram posições vencedoras, apenas para perder porque relaxaram muito cedo. Mesmo a melhor posição não ganhará por si só; Você deve dar alguma ajuda! Em quase qualquer posição, o "perder" O jogador ainda poderá fazer ameaças. O "vencimento" O jogador deve estar alerta o suficiente para evitar essas posições.
Conselhos: se você tem uma posição melhor, cuidado! Um movimento despreocupado poderia descartar sua vantagem duramente conquistada. Mesmo enquanto você está realizando seus planos vencedores, você deve estar atento às ameaças de seu oponente.
Por outro lado, se você tiver uma posição pior, não desista! Continue fazendo movimentos fortes e tente complicar a posição o máximo possível. Se o seu oponente deslizar, você pode ter a chance de fazer um retorno. Lembre-se: onde há vida, há esperança.
Então fique atento o tempo todo, independentemente da posição. Um pouco de cuidado extra pode pagar de uma maneira muito grande.
Imagine que você é o general do exército negro na posição acima indicada. Você tem, como você pode ver, um jogo facilmente conquistado --- desde que você tem quatro peões à frente. Mas o branco acabou de mover seu cavaleiro para o e5. Isso parece um movimento bobo, já que você pode capturar este cavaleiro com seu próprio cavaleiro ou com sua rainha.
Mas olhe novamente. Não relaxe porque você está ganhando com facilidade! Se você capturou o cavaleiro branco com seu cavaleiro, qual seria o seu melhor (e surpreendente) movimento?
Exemplo A: White está ameaçando jogar Qjf7 xarquise! Black defende melhor movendo-se 1.. . . Nf6. Este movimento atende a ameaça e desenvolve o cavaleiro em um bom quadrado.
Exemplo B: Branco pode ganhar seu peão de volta imediatamente com um movimento como 1. Nbxd4. Mas você procurou uma mudança melhor? Ao jogar 1. Nc7 +, você pode ganhar a rainha dos negros!
Exemplo C: Um bom plano para o branco aqui seria um ataque ao rei dos negros. Uma vez que ele decidiu fazer isso, o branco deveria descobrir como levar suas peças a essa área do quadro. Após 1. f4, por exemplo, o branco pode trazer sua torre para f3 e depois para g3 ou h3, onde exercerá pressão em torno do rei dos negros.
Exemplo D: A ameaça de White aqui é jogar Nxf7, com um duplo ataque na rainha e na torre negra. O preto deve simplesmente casar (0-0). Agora, se o branco continuar com sua "ameaça", & quot; O negro simplesmente captura o cavaleiro e o bispo. Essa continuação seria.
1.. . . 0-0 2. Nxf7 Rxf7 3. Bxf7 + Kxf7.
Você pode ver que o branco trocou bispo e cavaleiro pela torre negra e pelo peão. Isso é sobre uma troca par, exceto --- na parte inicial do jogo especialmente --- estas duas peças são muitas vezes mais fáceis do que a torre. Note-se que o branco trocou suas únicas peças desenvolvidas, enquanto o preto tem um bispo e dois cavaleiros prontos para atacar.
Exemplo E: Aqui está um exemplo em que um cavaleiro é melhor do que um bispo. O bispo está preso por trás de seus próprios peões, enquanto o cavaleiro é livre para entrar e sair da posição dos negros. Serão fáceis de manobrar o cavaleiro para f6, e se o negro defender o peão em h7 com o rei dele, o rei do branco entrará na posição do negro por meio de c5 ou e5, com efeito decisivo.
Exemplo F: as tabelas se voltam; O cavaleiro preto move-se tão devagar que depois de 1. h6, o peão não pode ser impedido de atingir o oitavo lugar e ser promovido. Se o negro tiver um bispo em b6 em vez do cavaleiro, ele poderia responder 1. h6 com 1.. . . Bd4 +, quando o bispo controlaria o quadrado crucial h8.
Exemplo G: É fácil ver que o branco tem controle do centro nesta posição. Seus peões ocupam quadrados centrais, enquanto os peões negros ainda não estão envolvidos na luta. Observe como é fácil para o branco desenvolver os seus bispos em quadrados que ajudem a controlar o centro, enquanto os bispos negros são encurralados pelos próprios peões.
Exemplo H: Lá, também, branco tem mais controle central e um jogo mais livre. O peão em e4 ataca dois quadrados na metade do meio da placa e ajuda a controlar o d5, evitando que o peão em d6 avança enquanto oferece proteção no caso em que o branco joga Nd5. White pode colocar uma torre em d1 mais tarde para pressionar o arquivo d.
Exemplo I: Este exemplo mostra por que a segurança do rei é o fator mais importante. Black está adiantado em material por um bispo e um peão, tem controle do centro e tem mais peças desenvolvidas, mas isso é inútil, porque ele não consegue evitar que o branco jogue Qxh7, jaque mate!
Exemplo J: O branco dobrou penhores no arquivo eletrônico, normalmente uma desvantagem. Aqui, no entanto, o peão no e3 controla os quadrados vitais d4 e f4. Além disso, o branco pode montar um ataque colocando suas torres e rainha no arquivo f, que já não está bloqueado por um de seus peões.
Esses pinos duplicados poderiam se tornar fracos no final do jogo. Portanto, o branco deve evitar intercâmbios desnecessários e concentrar-se em ganhar no middlegame.
Exemplo K: Black tem o "quimico" conjunto de peões aqui, uma vez que o branco dobrou penhores nos arquivos a e c. Esses peões não podem se proteger. Além disso, note que a máquina de arrasto ou "caboose" O peão deve ficar para sempre atrás de seu líder. Um conjunto de peões duplicados vale muito mais do que um peão.
Exemplo L: Você obteve esse? É duro. Como preto nesta posição superior, se você capturar o cavaleiro branco em e5 com seu cavaleiro (1. ... Nxe5) em vez de sua rainha (1. ... Qxe5), então o branco deve mover 2. Qf2 +!
Como você pode ver, isso força a rainha negra a capturar a rainha branca, colocando o rei branco em impasse. O jogo seria um empate!
Então fique atento. Esse tipo de sacrifício surpreendente pode acontecer surpreendentemente com frequência!
Centro. Os quatro quadrados no meio do quadro.
desenvolvimento. O processo de mover peças de seus quadrados originais para posições onde eles podem ajudar melhor os planos do jogador.
penhores dobrados. Dois peões da mesma cor no mesmo arquivo. Geralmente considerado uma desvantagem porque os peões não podem se defender.
jogo final. Também chamado de "final", "quot; É a terceira e última fase do jogo, em que cada jogador tem poucas peças restantes. A promoção de peões é um objetivo comum no final do jogo.
Arquivo. Uma fileira vertical (para cima e para baixo) de quadrados. Os reis dos jogadores iniciam o jogo no mesmo arquivo.
iniciativa. Controle do jogo, geralmente devido à melhor colocação de homens e acesso mais fácil a pontos fracos na posição adversa.
material. As peças de xadrez. O jogador cujas peças restantes são de maior valor é dito ter uma "vantagem material".
middlegame. A segunda fase do jogo, em que o desenvolvimento das peças foi concluído e muitas peças são capturadas ou negociadas à medida que os jogadores seguem seus planos.
abertura. A primeira fase do jogo, na qual os jogadores se concentram no desenvolvimento, ganhando espaço para a manobra de suas peças e trazendo seus reis à segurança.
promoção. Quando um peão atinge o oitavo (último) ranking, o jogador promove & quot; a escolha de uma rainha, torre, bispo ou cavaleiro.
classificação. Uma fileira horizontal (esquerda a direita) de quadrados. Os peões iniciam o jogo no segundo nível de cada jogador.

Sendo um bom comerciante de xadrez.
Trocar peças é uma técnica típica no xadrez. Enquanto no início do jogo, você e seu oponente têm um exército de xadrez igual, mais tarde no jogo, suas forças estão começando a perecer. Naturalmente, como Saviely Tartakover costumava dizer: "É melhor sacrificar as peças do seu oponente". & Rdquo; No entanto, os caras sentados em frente de você são geralmente egoístas e gananciosos, então eles não querem dar nada de graça. Por isso, você deve enganá-los a acreditar que suas peças menos eficientes são pelo menos tão boas quanto suas contrapartes mais ativas nos adversários & rsquo; exércitos. Você pode usar essa técnica ao atacar e ao defender.
O que é mais forte em cada posição particular: um bispo ou um cavaleiro?
Nos bispos russos são chamados de & ldquo; elephants & rdquo; e knights & ndash; & ldquo; cavalos & rdquo ;. Isso fez do GM Eduard Gufeld, um fã bispo ávido, dizer: & ldquo; Se você não sabe o que é mais forte e ndash; um cavalo ou um elefante e ndash; então vá para o zoológico! & rdquo;
Você deve trocar um jogo final?
Essas e outras questões freqüentemente chegam à mente de um jogador de xadrez durante o jogo. Para tomar uma decisão, você precisa avaliar corretamente os pontos fortes relativos das peças e prever como o comércio afetará sua posição em geral. Esse bispo é crítico por defender os peões de quadrado claro do oponente no final do jogo? Seu cavaleiro aparentemente passivo é crucial para capturar um posto avançado no meio do tabuleiro ou proteger um penhor vital no h2? Você precisa de uma ou duas torres para dominar o arquivo aberto? Em cada caso particular, você precisa pesar cuidadosamente todos os fatores. Basear-se em estereótipos (por exemplo, ter certeza de que os bispos são sempre melhores que os cavaleiros em posições abertas) pode ser bastante prejudicial. Às vezes, sua peça mais ativa e brilhante é trocada por uma peça de oponente relativamente áspera e negligenciada, mas o efeito ainda é positivo.
Agora, deixe-me dar-lhe algumas dicas sobre peças comerciais enquanto ataca:
Quando você tem uma vantagem importante, as peças comerciais geralmente favorecem o lado mais forte. Por exemplo, ter um penhor adicional em um final de jogo geralmente é melhor do que no middlegame, quando há muitas peças restantes, e qualquer coisa pode acontecer. Nota: esta regra não é universal, e principalmente se aplica a pedaços, não a peões. Claro, se você trocar muitas peças e peões, às vezes pode permitir que o lado mais fraco salve o jogo. Por exemplo, se você tiver uma troca extra, você não quer levá-la a uma rook vs knight or rook vs bishop ending (ambos são geralmente desenhados). Além disso, não se deixe levar por uma abordagem de xadrez ao xadrez. O último jogo é especial no sentido de que o xeque do rei do oponente é mais importante do que capturar muitas peças. Eliminando um defensor crítico. Por exemplo, uma peça que protege o rei ou quadrados fracos ou chave. A eliminação de tal peça é como matar o guarda-costas pessoal de um rei, ou derrubar os maciços portões de ferro de uma fortaleza.
Peças comerciais na defesa:
Pegue um pouco de espaço para suas peças. Quando você não tem muitas oportunidades de manobras, você pode querer trocar algumas de suas peças. Por exemplo, se você tiver um cavaleiro em f6 e o ​​outro em d7, e você quer ver os dois em d5, você pode considerar trocar um deles. Este é um exemplo típico do conceito de um & ldquo; peça extra & rdquo; introduzido por Mark Dvoretzky. Elimine os principais atacantes do seu adversário e, assim, arruine seus planos. Se você tiver mais material, muitas vezes faz sentido trocar o máximo possível. A iniciativa tende a extinguir-se quando algumas peças são deixadas na placa. Se o seu rei estiver em risco, uma das técnicas defensivas é simplificar a posição o máximo possível e encaminhar para o final do jogo. Isto é especialmente verdadeiro para posições quando o seu rei está exposto e / ou pode o castelo.
Alguns conselhos gerais:
Comercialize peças passivas e pouco promissoras para pessoas ativas e com futuro potencialmente brilhante. Se sua peça é preguiçosa e não está fazendo nada, por que não se livrar disso? Sempre avalie as consequências da negociação em um jogo final. Quem está ganhando então & ndash; você ou seu oponente? Jogando contra um peão isolado, você geralmente deseja trocar o máximo de peças possível para enfraquecer a defesa do peão e, então, tentar capturá-lo. No entanto, você deve ter cuidado: por exemplo, se é um perigoso pomo passado que você pode parar, o comércio de todas as suas peças será suicida! Uma quip de xadrez russa que se origina em blitz: & ldquo; Quanto mais você troca, menos você irá tropeçar! & Rdquo; Na verdade, jogadores fortes muitas vezes tentam simplificar a posição em uma estrutura bem conhecida, se eles são curtos no tempo. Por exemplo, se você tem três peões extras, você ficará muito mais confortável jogando uma rook + 5 peões vs rook +2 peões endgame do que se você tivesse rainhas, bispos e cavaleiros no quadro. A técnica decente permitirá que você vença esta posição basicamente sem pensar muito. Quanto menos cálculos e movimentos imprevistos, melhor.
Negociações desiguais (por exemplo, um bispo e um cavaleiro para uma torre e um peão) pertencem ao campo de desequilíbrios e merecem um artigo especial. O mesmo pode ser dito sobre os sacrifícios.
Não consegui encontrar uma foto da rodada em si, então estou aqui e Olga Girya na Superfinal Russa '07.
No recente campeonato europeu de xadrez das mulheres eu tive que enfrentar o WGM Olga Girya no meu aniversário, 9 de março:
Eu cometi um erro na abertura e consegui uma posição passiva. Para facilitar a defesa, decidi trocar bispos de quadrado escuro. Enquanto perdi um peão nesta operação, o sacrifício valia a pena, uma vez que a iniciativa da White diminuiu significativamente.

Apenas xadrez.
Uma das estratégias mais importantes no xadrez é saber quando e quando não trocar peças. O que é troca de peças? É negociar uma de suas peças para uma das suas adversárias que é de igual valor.
Vejamos o valor das peças de xadrez. Eles classificam no poder da seguinte forma do mais alto para o mais baixo; rainha, torre, bispo, cavaleiro e peão. O valor de bispo e cavaleiro pode variar de acordo com o estágio da peça do jogo. Quando o jogo está nos estágios iniciais, seu cavaleiro é mais valioso porque ele tem a capacidade de se deslocar sobre outros jogadores. À medida que o jogo avança, o bispo torna-se mais valioso por sua capacidade de cobrir o quadro em uma direção diagonal. A torre é outra peça que não é tão valiosa nos estágios iniciais do jogo. Mas ... enquanto o jogo se move em direção ao fim, a torre é uma peça muito importante. À medida que as linhas são claras, a torre pode ser mortal para o seu oponente. Lembre-se, a importância de uma peça flutua durante o jogo.
Quando você troca peças, você troca um bispo para um bispo ou um cavaleiro para um cavaleiro. Trocar um cavaleiro para um bispo ou vice-versa também é considerado uma troca igual. Um exemplo de uma troca desigual seria uma torre ou rainha sendo trocada por um bispo ou um cavaleiro.
As pessoas que estão aprendendo o jogo de xadrez tendem a trocar peças com freqüência. Os jogadores experientes geralmente preferem evitar trocas. A troca de peças é uma boa jogada? Como com todas as coisas na vida, depende das circunstâncias. Se você está pensando em trocar peças, não se esqueça de estudar a placa com cuidado. Como as peças estão configuradas e em que direção é o fluxo do jogo? Nunca troque peças se não o beneficiar diretamente.
Quais são as vantagens para a troca de peças? Se você pode ver que uma das peças do seu oponente é o fundamento de sua estratégia, pegue a peça, se possível. Isso tira de sua estratégia defensiva e ofensiva, deixando-o venerável enquanto você perde a peça idêntica que não é tão importante para sua estratégia. Outro exemplo de um bom momento para trocar peças é quando seu oponente usa uma peça com muita freqüência. Alguns jogadores dependem fortemente de certas peças e, se essa peça for trocada, sua estratégia está enfraquecida.
Trocar peças pode mover o jogo em um ritmo mais rápido. Se a sua estratégia ou o número de peças que você tem na placa oferece uma vantagem definitiva, você pode se beneficiar removendo o máximo possível de peças do quadro. Isso faz com que o exército de seu oponente seja esgotado, garantindo que você mantenha sua vantagem.
Como mencionado anteriormente, as rooks são mais valiosas perto do final do jogo. Trocar o peão pode ser benéfico para abrir a placa para que sua roda se mova mais livremente. Esta é definitivamente a sua vantagem se o seu oponente perdeu uma ou ambas as suas torres no início do jogo.
Há também vantagens em recuar quando seu oponente oferece trocas de peças. Quanto mais peças você tiver no quadro, mais controle você tem, desde que você possa manobra-los para proteger uns aos outros. Além disso, leve em consideração a forma como a peça do oponente afetará o jogo. Isso irá interromper sua estratégia ou proibi-lo de proteger suas peças? Se assim for, evite a troca, se possível. O xadrez não é sobre quantas peças do seu adversário você pode remover do quadro. Seu objetivo é colocar o rei do seu oponente em caso de xeque. A remoção de apenas uma peça pode deixar grandes lacunas na sua capacidade de defender suas peças e colocá-las e sua posição em perigo. Sempre estudar bem a placa antes de trocar ou remover peças. Você deve estar ciente do que as lacunas farão para suas habilidades defensivas.
Antes de fazer qualquer troca, ou se move para esse assunto, estude o quadro e tente prever o que seu movimento significará para o seu exército. O xadrez é tudo sobre estratégia e estratégia ganha ou perde o jogo. Por Mary M. Alward.

Estratégia de xadrez.
A estratégia de xadrez é o que torna o xadrez um jogo tão bonito. Depois que os movimentos de abertura memorizados são jogados e cada jogador começa a desenvolver seu plano, o verdadeiro xadrez começa a ocorrer. Todo mundo gosta de estudar a teoria da abertura e aprender técnicas de jogo final, mas o jogo de xadrez do meio é onde a maioria dos jogos são vencidos e perdidos. Muitos jogos acabarão com a demissão, mesmo antes do início de um jogo final. Abaixo você encontrará muitas das estratégias e táticas que cada jogador de xadrez deveria ter em seu repertório. Esta é uma das maiores áreas do jogo que a maioria dos jogadores lida com, porque há tantas coisas para ver isso pode tornar-se esmagadora. Depois de aprender com os vídeos, certifique-se de que seja seguido de muita prática para treinar os olhos para ver as coisas muito mais rápido.
Sempre há novos vídeos de estratégia enviados para garantir que você tenha todas as informações necessárias para ter êxito no tabuleiro de xadrez. Apreciar!

Apenas xadrez.
No jogo de xadrez, os penhores estão muito subvalorizados no nível iniciante e intermediário. Se um jogador entender o valor de Peões no início da carreira de xadrez, eles ganharão muitos outros jogos.
Todas as peças de xadrez têm um valor matemático. O valor de um Peão é um. O Cavaleiro e o Bispo são geralmente avaliados como três; o Rook como cinco e a poderosa Rainha a dez. A diferença entre o Cavaleiro eo Bispo em três contra o Rook como cinco é a habilidade de uma combinação Rook-King para conferir o seu oponente. Uma combinação King-Bishop ou uma combinação King-Knight não pode conferir xadrez.
Esta é a filosofia básica do jogo de peões: proteger as principais peças de xadrez, dirigir o tabuleiro para ganhar vantagem de posição e servir como a primeira linha de defesa na posição de rodapé.
Os Peões estão posicionados nas filas duas e sete do tabuleiro de xadrez. O Peão em seu primeiro movimento pode um ou dois quadrados. Após o primeiro movimento, o Peão só pode mover um quadrado de cada vez. O Peão pode capturar movendo diagonalmente um quadrado para a frente, seja para a diagonal esquerda ou direita. O Peão nunca pode se mover ou capturar para trás. Cada outra peça pode avançar ou retroceder.
A captura do penhor En Passant pode ser a captura menos conhecida nas regras de xadrez. An example of En Passant: the black opponent has a Pawn in position at C4 and white decides to move his Pawn sitting on B2. If white attempts to move to B4 the black player can declare En Passant, capture the white Pawn and take up a new position on B3. He can capture the white Pawn on the normal square he would capture on a one-square move. The En Passant can only be invoked by the sitting pawn; not the moving pawn.
The most unique power of the Pawn is to move across the entire chess board and reside on the opponent’s King row. Once on the opponent’s King row, the player exchanges the pawn for either a Queen, Knight, Rook or Bishop, meaning a player can have multiple Queens on the board during one game.
A thought on chess strategy – As any match progresses players should count the mathematical value of the remaining pieces on the board. If you find yourself ahead a pawn or two look for opportunities to swap pieces, remembering all along you can trade the Pawn advantage for a major piece once you move your Pawn to the opponent’s King row. This opportunity will appear more often than one might imagine because beginning players usually undervalue the potential of Pawns.
Just as a good commander takes care of his soldiers and uses them thoughtfully in battle, so should the chess player place great value on his Pawns, not sacrificing them thoughtlessly. Just like a live soldier, a Pawn’s “power of one” can be multiplied by careful deployment, becoming part of the chess player’s successful end-game strategy. By Larry Stallings.

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